Seminário convidado: Desmistificando Device Tree para processadores NXP® i.MX

Data do Webinar 01 de agosto de 2017
Palestrantes Sergio Prado, Trainer and Technical Director, Embedded Labworks
Guilherme Fernandes, CEO, Toradex Brasil
Linguagem Português
	Demystifying Device Tree for NXP i.MX Processors

O uso do Linux em dispositivos de arquitetura ARM tem aumentado cada vez mais nos últimos anos. E durante um bom tempo o suporte à plataforma ARM no Linux cresceu de forma desorganizada. Isso porque, na arquitetura ARM, a maioria dos periféricos e dispositivos de I/O não se auto-descrevem para o kernel, fazendo com que fosse necessário descrever o hardware dentro do código-fonte do Linux, causando muitos problemas de manutenção, incluindo código duplicado e a necessidade de modificar o código-fonte em qualquer alteração do hardware do sistema.

A solução adotada pela comunidade para este problema foi o Device Tree, uma estrutura de dados utilizada para descrever a topologia e a configuração do hardware presente no sistema. A idéia é simples: o hardware (CPU, memória, barramentos e I/O) é descrito em um arquivo texto com extensão DTS, que tem a aparência de um XML ou JSON. Este arquivo é compilado em um arquivo binário de extensão DTB, que é passado para o kernel no boot do sistema. Durante o boot, o kernel interpreta o arquivo DTB para identificar a topologia de hardware, carregar os drivers correspondentes e inicializar o sistema.

Através de uma abordagem prática realizada em um módulo da Toradex, este webinar irá te ensinar como trabalhar com o Device Tree no Linux, incluindo:

Nota: Recomendamos que todos os participantes façam perguntas durante a sessão de Q&A que acontecerá no final do webinar.

Por favor, Selecione o seu fuso horário

 
Registro

18:00 - 19:00 (CEST)


Registro Aqui!