Seminário convidado: Desmistificando Device Tree para processadores NXP® i.MX

O uso do Linux em dispositivos de arquitetura Arm tem aumentado cada vez mais nos últimos anos. E durante um bom tempo o suporte à plataforma Arm no Linux cresceu de forma desorganizada. Isso porque, na arquitetura Arm, a maioria dos periféricos e dispositivos de I/O não se auto-descrevem para o kernel, fazendo com que fosse necessário descrever o hardware dentro do código-fonte do Linux, causando muitos problemas de manutenção, incluindo código duplicado e a necessidade de modificar o código-fonte em qualquer alteração do hardware do sistema.

A solução adotada pela comunidade para este problema foi o Device Tree, uma estrutura de dados utilizada para descrever a topologia e a configuração do hardware presente no sistema. A idéia é simples: o hardware (CPU, memória, barramentos e I/O) é descrito em um arquivo texto com extensão DTS, que tem a aparência de um XML ou JSON. Este arquivo é compilado em um arquivo binário de extensão DTB, que é passado para o kernel no boot do sistema. Durante o boot, o kernel interpreta o arquivo DTB para identificar a topologia de hardware, carregar os drivers correspondentes e inicializar o sistema.

Através de uma abordagem prática realizada em um módulo da Toradex, este webinar irá te ensinar como trabalhar com o Device Tree no Linux, incluindo:

Datum: Aug 1, 2017
Sprache: Portuguese
#Device Tree #Embedded Linux #NXP® i.MX 6 #NXP® i.MX 7 #Toradex Partners

Empfohlene Webinar

Flash ist die bevorzugte Lösung für zuverlässigen Speicher in unzähligen modernen Embedded und IoT Anwendungen. Der Speicher besitzt keine sich bewegenden Teile und kann Vibrationen und Temperaturveränderungen bestens widerstehen. Allerdings existieren auch einige Nachteile.

Nehmen Sie an unserem Webinar teil und wir erklären, auf was es bei Flash Speicher ankommt und präsentieren verschiedene Ansätze für unterschiedliche Anwendungen.

Webinar Details

18. Januar 2019

Sprecher:
 - Leonardo Graboski Veiga, FAE, Toradex Brasil